2008/12/18

Aberturas


As aberturas dividem-se em 5 capítulos:

Aberturas Abertas – Aquelas aberturas em que as brancas que começam com 1.e4, e as pretas respondem 1.., e5 e todas as aberturas e defesas dentro deste capítulo.

Aberturas Semi-Abertas – Aquelas que as brancas começam com 1-e4, e as pretas respondem com 1. .., Diferente de e5

Aberturas Fechadas – Aquelas em que as brancas começam com 1. d4, e as pretas respondem 1.., d5

Aberturas Semi-Fechadas – Aquelas que as brancas começam com 1. d4, e as pretas respondem diferente de 1.. , d5

Aberturas Irregulares – Todas as que começam com jogadas diferentes de 1. e4 ou 1. d4.

Estes são os 5 capítulos da teoria moderna das aberturas.
Para os jogadores que estão no início, o mais importante é ter os conceitos de abertura bem interiorizados e não decorar lances sem os entender.



Princípios Gerais das Aberturas

Desenvolvimento – É muito importante desde o início perceber porque é que é importante desenvolver as peças.
É fácil: na posição inicial temos 16 peças mas 6 delas não podem jogar – as duas torres, os dois bispos, a dama e o rei não podem fazer nada na posição inicial.
É óbvio que para termos sucesso no jogo convém utilizar o máximo de peças e também nos interessa que essas peças trabalhem em equipa.
Portanto desde a primeira jogada que uma das nossas prioridades deve ser pôr o máximo de peças em acção e que essa acção seja o mais possível coordenada entre essa peças.

Ocupação do centro – Porque é tão importante o centro no xadrez?
Porque o xadrez é um jogo de estratégia e um exercício muito fácil demonstra que as peças quase todas (tirando a torre que controla sempre 14 casas a partir de qualquer das 64 casas do tabuleiro) controlam mais casas a partir do centro do tabuleiro.
Como tal devemos ocupar esses postos centrais a partir dos quais as nossas peças terão maior raio de acção.

Segurança do nosso rei – Se o objectivo do jogo é dar xeque mate ao rei e é no centro que as peças têm mais “ poder de fogo “, é evidente que no início do jogo não nos convém ter o rei no centro do tabuleiro. Assim sendo, fazer o roque rapidamente é em 95% dos casos uma prioridade desde muito cedo numa correcta estratégia de abertura.
Isto é ainda mais importante nas aberturas abertas e semi – abertas porque o contacto de peças é mais rápido e logo a segurança dos dois reis, (sobretudo do rei das pretas porque as brancas podem começar a atacar primeiro) pode ficar em perigo mais cedo.
Estes são os 3 princípios que consideramos essenciais que um jovem iniciado deve interiorizar desde muito cedo sobre como deve “pensar “ quando tem uma posição que não conhece na abertura.

Um xadrezista “tem de ser ensinado a pensar “. Ou seja quando não conhece a posição deve utilizar os conceitos para “chegar aos lances “.


Sem comentários: