2008/11/17

André Pinto, sagra-se campeão nacional



Quinze dias depois de se ter sagrado campeão de Lisboa de partidas semi-rápidas, o líder da classificação júnior do Circuito de Xadrez Oeiras 2008, André Pinto, conquistou o título máximo do escalão de Sub-18, nos Campeonatos Nacionais de Partidas Semi-Rápidas para os escalões jovens, que se disputaram em Peniche.
Um empate na primeira sessão contra Rafael Portela (A. C. Luís de Camões), a quem tinha ganho facilmente uma semana atrás na "Semana do Xadrez de Oeiras", deixava alguma preocupação nas hostes do jovem da Linha.
Contudo, tal não passou de um mau começo, já que, a partir daí, André Pinto foi implacável, destroçando toda a oposição com seis vitórias noutros tantos jogos, para terminar com um ponto de vantagem sobre os seus perseguidores e sagrar-se pela primeira vez e justamente, Campeão Nacional.
É o ponto mais alto da carreira de André Pinto, jovem carnaxidense iniciado nas lides xadrezísticas na Escola Vieira da Silva, com o professor Joaquim Saraiva, crescendo depois na modalidade acompanhado por Carlos Aguiar e presentemente apoiado pelo Mestre Internacional António Fróis.
Recorde-se que, Pinto é também líder crónico do Circuito de Xadrez de Oeiras que já venceu por quatro vezes- duas como júnior (2007 e 2006), outras tantas como juvenil 2005 e 2004), sendo já o virtual vencedor da edição deste ano, batendo largamente o recorde de pontos conquistados em qualquer escalão, nas dez edições do circuito.
Também na prova de sub-14 estiveram em destaque xadrezistas nossos conhecidos. João Meira, líder da classificação juvenil do Circuito de Xadrez Oeiras 2008, e o campeão de Lisboa do escalão, Luís Santos (Escola 31 de Janeiro) estiveram na luta pelo título até ao final, terminando ambos com seis pontos, apenas menos meio ponto que o novo campeão nacional, Luís Miguel Silva. Pela aplicação dos critérios de desempate, Meira classificou-se na segunda posição e Santos no quarto lugar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fizeram ambos 5,5...mais rigor.