Num xadrezista em competição a questão do auto–controlo das emoções é muito importante. O xadrezista tem de ter uma consciência emocional forte que lhe permita reconhecer os seus estados de espírito e o impacto do seu nível de emoção durante a partida.
O xadrezista tem de revelar determinadas competências emocionais que o habilitam gerir emocionalmente as relações consigo mesmo com o adversário e com o facto de estar numa sala de torneio com muitas outras pessoas, ou seja jogar em público.
O Que é a Inteligência Emocional?
“Capacidade de reconhecer os nossos sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerirmos bem as emoções em nós e nas nossas relações“.
“Sem as emoções para nos orientar, o raciocínio não tem princípios, nem poder”.
As 5 Componentes da Inteligência Emocional
Auto - Conhecimento:
Definição: Capacidade de reconhecer e compreender estados de espírito, emoções, sentimentos, e compreender qual o efeito destes aspectos em si e nas outras pessoas e sobre as outras pessoas.
Características: Auto - confiança; capacidade de Auto - Avaliação e capacidade para rir de si mesmo .
Auto – Controlo:
Definição: Capacidade de controlar ou redireccionar impulsos e estados de espíritos perturbadores. Propensão a pensar antes de agir.
Características: Confiança e integridade; bem-estar na ambiguidade e mostrar abertura a mudanças.
Auto – Motivação:
Definição: Paixão pelo trabalho por motivos que não seja o status ou o dinheiro.
Propensão a perseguir os objectivos com energia e persistência.
Características: Forte impulso para alcançar objectivos; optimismo diante do fracasso; comprometimento com a evolução da carreira como xadrezista.
Empatia:
Definição - Capacidade de compreender a constituição emocional dos outros.Habilidade para tratar as pessoas de acordo com as suas reacções emocionais.
Capacidade para nos colocarmos no "lugar do outro ".
Características - Facilidade na aproximação e no estar com os outros;elevação da capacidade de compreensão e de sensibilidade para a consciência da importância do outro.
Sociabilidade:
Definição – Competência para gerir relacionamentos e afirmar laços com os outros;Capacidade de encontrar pontos em comum e cultivar afinidades.
Características - Eficácia para liderar a mudança ;mostrar persuasão; experiência em construir equipas de trabalho, geri-las, prepará-las e liderá-las.
Nota: As 3 primeiras são Competências Pessoais.
As 2 últimas são competências Sociais.
"Capacidade de reconhecer os nossos sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerirmos bem as nossas emoções em nós e nas nossas relações" Goleman,1998.
"Sem as emoções para nos orientar, o raciocínio não tem princípio nem poder". Robert C. Solomon
"Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na justa medida, no momento certo, pela razão certa e da maneira certa, isso não é fácil." Aristóteles.
2008/11/12
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
são 5 características e faltam 2, ou são só 3?
Enviar um comentário